Sobre

INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR

Nome completo: Bruno Claudio Garmatz ou B.C. Garmatz, como está na capa dos livros.

Local de nascimento: Ibirubá/RS

Data de nascimento: 20 de maio de 1953

Formação: bacharelado em Comunicação Social pela UFRR, com habilitação em jornalismo.

Local de trabalho: desde 2013 fora do mercado de trabalho formal, sobrevivendo apenas com trabalho de venda e divulgação dos trabalhos literários. Anteriormente trabalhou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Boa Vista por 12 anos.

Chegou a Boa Vista em 11 de dezembro de 1983, onde vive até hoje. Exerceu várias atividades antes de enveredar pela literatura. Com seus livros procura difundir a literatura local em outros estados e países, e também pela Internet, mostrando através de fotos e escrevendo sobre a região que adotou para viver.

O primeiro trabalho literário, o livro Conversando com Guillermo, data de 2007.

CONVERSANDO COM GUILLERMO – livro reportagem lançado em 2007 onde narra a trajetória de vida de Guillermo Alfaro Garbanzo, um aventureiro da Costa Rica que percorreu por mais de trinta anos mais de 120 países ao redor do mundo. Em 1972 chegou a Roraima e nunca mais daqui saiu. O autor conheceu o personagem do livro em 2003, durante uma reportagem na Casa do Vovô, onde Guillermo vivia na época, já com 79 anos. Faleceu em 2011 em Caracaraí, onde está sepultado.

Em 2013 lançou 3 novos livros:

MONTE RORAIMA – A MORADA DE MAKUNAIMA – livro esgotado e já em preparativos para a segunda edição. Trata-se de um livro com informações históricas, geográficas e culturais sobre Roraima, sobre o estado Bolívar na Venezuela e sobre a República da Guiana, que fazem parte da tríplice fronteira onde está localizado o monte. O livro, ricamente ilustrado com mais de 500 fotos, em tamanho grande e capa dura, é editado em dois idiomas (português e inglês) para contemplar também os turistas estrangeiros que nos visitam e são carentes de informações sobre a região, tornando-se dessa forma um excelente meio de divulgação da nossa cultura e turismo.

O HOMEM DE BARLOVENTO – trata-se de um romance de ficção ambientado parte em Goiás, parte em Roraima e parte na Venezuela, tendo como base em sua trama o amor, o mistério, a busca por respostas relativas à espiritualidade, juntamente com informações históricas e culturais sobre as regiões onde se passa a história. Conta a história do advogado Maurício, de Goiânia, que passa em um concurso para o

Ministério Público Federal e vem assumir o cargo em Boa Vista/RR. Durante suas férias, junto com um casal de amigos de sua cidade natal no interior de Goiás viajam para a Venezuela e certa noite acontece um fato muito estranho e em torno desse fato gira toda a narrativa do livro.

ESCOLHAS ERRADAS – romance de ficção com temática atual (corrupção na política) ambientado no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que mostra como as pessoas, movidas pela ambição e poder podem se tornar vítimas das escolhas que fazem ao longo da vida e como isso pode influir no relacionamento com a família.

REMANESCENTE DAS SOMBRAS – romance homônimo de ficção baseado numa livre adaptação ao roteiro do primeiro filme de ficção de longa metragem realizado em Roraima. Nele, conta-se a saga de Roland Von Deck, fugitivo nazista que aporta em Boa Vista em 1959, quando aqui ainda era Território Federal do Rio Branco. No desenrolar da trama são inseridas informações históricas e culturais sobre a época, até o ano de 2007, quando a trama chega ao fim.

De todas as obras, a única que não faz referência e traz informações sobre Roraima é o livro Escolhas Erradas, mas, nem por esse motivo deixa de ser interessante, por tratar-se de um tema sobre o qual todos os dias temos notícias na Internet, nos jornais escritos e televisionados.

A literatura e as mídias impressas são meios eficazes da divulgação de um povo, sua região, sua cultura, sua história, sua geografia e de suas atrações.